Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONICE SANTANA FERREIRA DOS SANTOS
17/11/2014 14:08
Esta pesquisa visa investigar a educação ambiental em escolas situadas no entorno de uma unidade de conservação, o Parque Nacional Serra de Itabaiana (PARNASI). Para tanto, buscou-se compreender se as instituições de ensino ali localizadas trabalham com o propósito de educar as crianças com vistas aos problemas de conservação que levam em conta as questões socioambientais das comunidades. A pesquisa foi realizada em duas escolas da área do PARNASI: Escola Municipal Dom José Thomaz e Escola municipal Luiz Floresta, localizadas nos povoados Rio das Pedras e Bom Jardim, respectivamente. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que se debruça sobre as fontes bibliográficas relacionadas às obras dos principais autores que discutem a educação ambiental e as unidades de conservação no Brasil, bem como em estudos anteriores sobre o próprio PARNASI. Como fonte documental a pesquisa recorre aos projetos político-pedagógicos das escolas investigadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das escolas, professores e pais de alunos, bem como se procedeu à observação direta das aulas e do processo de ensino-aprendizagem. A análise teórica até o momento realizada aponta que as unidades de conservação no Brasil não recebem por parte da legislação e da produção bibliográfica um tratamento específico que diferencie as escolas nelas existentes das demais presentes na sociedade em geral. Por sua vez, os dados empíricos levantados evidenciam que a falta de diretrizes instrucionais e de conceptualizações teóricas específicas sobre as escolas situadas nas unidades de conservação constituem uma carência que atinge diretamente a qualidade da educação das crianças que habitam as comunidades situadas no entorno do PARNASI.
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