Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLE DE ANDRADE AGUIAR ALVES
13/11/2014 16:08
Esta pesquisa foi realizada numa escola estadual do município de Nossa Senhora do Socorro (Sergipe – Brasil) no período de maio a dezembro de 2013, objetivando analisar o papel da afetividade nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática a partir das percepções dos professores e estudantes dos 6° e 9° anos do Ensino Fundamental. Buscou-se compreender e descrever qual papel é atribuído a afetividade nos aspectos relacionados à aprendizagem da Matemática pelos sujeitos envolvidos no processo: estudante e professor. O referencial teórico adotado baseou-se em autores que considerassem que no homem, as dimensões afetiva e cognitiva são inseparáveis. Entre eles estão Wallon, Dantas, Tassoni, Almeida, Mahoney. Quanto à aprendizagem da Matemática foi usada a teoria de Goméz Chacón, Silva, Fiorentini e Nacarato. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, entrevista semi-estruturada e questionário para os professores e grupo focal com os estudantes. No caso dos professores, as respostas dadas a entrevista semi-estruturada e ao questionário foram analisadas e comparadas considerando-se os elementos da afetividade expressos nas falas. A partir dessa análise, apreenderam-se no discurso docente, suas concepções acerca da afetividade e seus efeitos no processo de ensino e aprendizagem. As conclusões do estudo apontam que os professores têm uma visão contraditória sobre a afetividade. Já para os estudantes ela está presente em todo o processo de ensino da Matemática e que o professor mais afetivo contribui para a melhor aprendizagem do objeto de estudo.
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