Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA ROCHA SIQUEIRA
03/11/2014 10:04
A motivação para realização deste estudo surgiu da percepção de problemáticas que perpassam o campo conflituoso relacionado às mulheres e as práticas de consumo. Diante da ascendente valorização das práticas de consumo na contemporaneidade, percebem-se aspectos indissociáveis de âmbito econômico, ambiental, cultural e simbólico que vão além da manipulação das chamadas “forças hegemônicas” de produção de mercadorias e novas necessidades, que avançam no constructo de estereótipos e modelos socialmente construídos do “ser mulher”. Na trajetória de lutas dos movimentos feministas percebe-se que organizações com finalidades mercadológicas apropriaram-se dos discursos de militância e puderam criar elos entre os estilos de vida das mulheres e os novos produtos e serviços. A fronteira entre o empoderamento e poder de compra tornou-se cada vez mais tênue, uma vez que abordagens de marketing uniram o sentido de liberdade de escolha do consumidor ao exercício da cidadania. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar se a mulher investida em seus múltiplos papéis se autoconhecem como agentes de mudanças que possuem condições de ação em prol do consumo sustentável. Como locus da pesquisa elegeu-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe nos campi localizados cidades de Lagarto, Itabaiana, Estância, São Cristóvão, Aracaju, e Nossa Sra. da Glória, a qual serão contempladas as mulheres servidoras, professoras e participantes do Programa Mulheres Mil, que são foco de políticas públicas em prol do empoderamento, da qualidade de vida das mulheres e de projetos como a Agenda Ambiental na Administração Pública. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa cujos meios de investigação baseiam-se na percepção, no paradigma interacionista simbólico, e na abordagem fenomenológica, arcabouço teórico que possibilita análise adequada aos objetivos do estudo, de modo que a organização e categorização das respostas obtidas nos questionários serão baseadas na análise de conteúdo. A contribuição do estudo para as Ciências ambientais reside na produção de novos conhecimentos que possam convergir com o avanço da ciência pautada no diálogo interdisciplinar no âmbito das questões de consumo, principalmente na região Nordeste do país, estabelecendo congruência entre contextos e populações similares. Diante do exposto, revelou-se a oportunidade de rever paradigmas relacionados às mulheres, suas práticas de consumo em relação às questões ambientais, fornecer dados locais que possam subsidiar projetos relacionados ao consumo sustentável em Sergipe e apresentar sugestões de ações à Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade a ser encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e