Banca de QUALIFICAÇÃO: KECIA KARINE SANTOS DE OLIVEIRA
23/10/2014 09:33
A tendência digital já é uma realidade, exemplo disso é o crescimento das tecnologias digitais e a inserção delas na escola básica. A presença dessas tecnologias em sala de aula contribui para a inclusão digital, pois amplia o acesso as informações através da internet, permitindo, por exemplo, que suscite uma problematização; a observação; proporcione estímulo; visão crítica e construção do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos professores que lecionam Matemática sobre as tecnologias digitais desde a sua implantação ao seu uso pedagógico nas escolas do município de Aracaju, SE. Como referencial teórico, os principais autores são Kenski (2007; 2008), Valente (1999; 2007; 2011), Mercado (2007), Jonassen (2007), Giraldo & Carvalho (2008), Nunes (2009), Fraga (2013), dentre outros. A metodologia utilizada é de cunho quanti-qualitativo e como instrumentos de coleta de dados, adotamos a aplicação de questionários com quarenta e um (41) professores. Desta forma, percebemos que apesar de alguns problemas com a internet e com a diminuição do número das máquinas, a maioria dos professores da rede pública de Aracaju/SE procura meios para continuar utilizando as tecnologias em sala de aula e ao trabalharem dessa forma observaram que propiciam resultados positivos na aprendizagem dos alunos. É importante ressaltar que essa aprendizagem significativa deu-se por causa das metodologias utilizadas pelos professores, pois se não fosse, possivelmente não surtiria tal efeito.
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