Banca de QUALIFICAÇÃO: ELEONORA VACCAREZZA SANTOS
03/10/2014 08:35
Esta dissertação traz como tema geral as representações sociais da estética negra e relações interétnicas. Neste trabalho procuramos identificar qual o padrão de beleza física enaltecido no Brasil e em que medida ele nos revela um microssomo das relações racializadas em nosso país. Tomando como base trabalhos de autores que falam de branqueamento estético e racismo e diante da constatação de que existem poucas pesquisas que abordem a relação entre exclusões decorrentes da imposição de padrões de beleza e pertencimento racial. Foram pesquisadas 562 pessoas, todas elas, membros da rede social Facebook, residentes em uma das regiões do país: sul 9%; sudeste 33%; nordeste 44%; norte 4% ; e centro-oeste 7% distribuídas em brancas (47,2%); pardas (35%) e; pretas (17,8%), com idade média de 25 anos (dp=8,55). E responderam a um questionário on-line com perguntas abertas, com as quais se pedia: “quando se fala em beleza masculina no Brasil, que figura artística (ator, cantor ou apresentador) lhe vem à mente?”. Em seguida solicitava-se: “quais as características físicas deste artista que o torna bonito? Por favor, seja o mais detalhista possível”. Após obtermos os nomes dos artistas citados pelos participantes e para definir a cor de pele das celebridades mencionadas na pesquisa, procedemos com um Estudo Piloto junto a 60 pessoas, divididas, aleatoriamente, em quatro grupos, que classificavam as celebridades nomeadas, respectivamente, sob os seguintes aspectos: (1) beleza masculina; (2) feiura masculina; (3) beleza feminina e; (4) feiura feminina. E a partir dos quais chegamos à definição de grupos de cor de pele: brancos; pretos e pardos, mencionados no estudo pelo termo “modelos”. As análises das questões abertas foram auxiliadas pelo software IRAMUTEQ Alpha 6.0 e das respostas fechadas realizadas com o auxílio do software “SPSS for Windows” versão 19. Parte das análises qualitativas se encontra em fase de conclusão. Os resultados foram discutidos com base na teoria das representações sociais e mais especificamente na abordagem estrutural.
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