UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: LEONARDO BEZERRA SILVA JUNIOR
29/08/2014 11:14


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO BEZERRA SILVA JUNIOR
DATA: 19/09/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório Avançado do DCOMP
TÍTULO: Investigando a refatoração automática de software baseada em algoritmos de otimização multiobjetivos
PALAVRAS-CHAVES: Search-Based Software Engineering. Engenharia de Software Baseada em Busca, Refatoração
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Refatoração é um processo que objetiva a mudança de código sem a mudança de comportamento visível e é utilizada para corrigir problemas estruturais no software, advindos de manutenções sem planejamento ou de um processo de desenvolvimento desestruturado. Os mecanismos por trás do processo de refatoração, entretanto, são relativamente complexos e perigosos se feitos manualmente (para cada refatoração é preciso avaliar uma série de pré e pós-condições para garantir que o comportamento não seja alterado). Muitas ferramentas de desenvolvimento atuais facilitam as refatorações, mas de forma semiautomatizada, de maneira que o programador deve perceber a necessidade de uma refatoração específica. Novas técnicas tem surgido em um esforço para aproximar a engenharia de software das outras engenharias no que diz respeito à automatização de processos. Neste contexto, a aplicação de algoritmos de busca surge como uma proposta para prover suporte à manutenção de software através da aplicação automática de refatorações.
Este trabalho se insere neste contexto, o de Refatoração de Software Baseada em Buscas (do inglês Search-Based Software Refactoring), e investiga detalhadamente o tema, propondo inclusive um algoritmo específico para a área, intitulado MultiObjective Particle Swarm Optimization with Path Relinking (MOPSOPR). Um framework open-source que possibilita a busca e aplicação automática de sequências de refatorações foi também proposto. Este framework permite a exploração do problema de refatoração automática através de vários algoritmos de otimização. Em particular, neste trabalho o framework foi utilizado para viabilizar análises comparativas do algoritmo proposto com o algoritmo mais utilizado na literatura deste tema, o Non-Dominated Sorting Genetic Algorithm-II (NSGA-II). Vários experimentos foram conduzidos, inclusive considerando-se softwares reais. Apesar de apresentar alguns resultados positivos, a avaliação geral não indica uma superioridade unânime do algoritmo proposto em relação ao NSGA-II nos diversos experimentos realizados. Entretanto, o estudo realizado revelou interessantes fronteiras de investigação a serem exploradas em trabalhos futuros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426620 - LEILA MACIEL DE ALMEIDA E SILVA
Interno - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Externo à Instituição - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5