Banca de DEFESA: LUCIANO PACHECO DE SOUZA
25/08/2014 17:08
Este estudo objetivou investigar se as práticas pedagógicas dos professores que ministram a disciplina Física na Diretoria Regional de Educação (DRE 02), da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, dialogam com os princípios teóricos e metodológicos que estruturam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A sede da DRE 02 está localizada em Lagarto/SE. A relevância desse trabalho encontra-se no fato do ENEM ter se tornado a principal forma de ingresso de novos estudantes para a Universidade Federal de Sergipe e por se considerar que, como todos os outros processos de ingresso no nível superior, tende a influenciar a prática pedagógica do professor da Educação Básica, principalmente o do Ensino Médio. Os eixos teóricos se baseiam, principalmente, nas publicações oficias que norteiam a Educação Básica e no construtivismo de Piaget. Para subsidiar a análise dos dados foi realizada análise de conteúdo utilizando como referência Bardin (1977). Com metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, esta pesquisa exploratória recorreu a questionário para a coleta dos dados. Os resultados desse estudo sinalizam que os professores investigados possuem um conhecimento superficial e fragmentado sobre os fundamentos teóricos e metodológicos do ENEM, o que implica em um frágil vínculo entre esses fundamentos e as práticas pedagógicas, dificultando a adesão dos professores às estratégias e métodos inovadores de ensino.
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