Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ALEXANDRE DOS SANTOS
14/08/2014 16:03
Pretende-se, com este projeto de pesquisa e de intervenção pedagógica, contribuir com o ensino de literatura afro-brasileira, tendo como parâmetro o que preceituam os PCNs (1988) e a Lei 10.639/03 do governo federal que tornou obrigatória a inserção nos currículos escolares de conteúdos sobre história e cultura africana e afro-brasileira, e as demandas dos movimentos sociais que clamam por uma educação capaz de promover um novo olhar sobre as relações sociais, culturais, étnicas, raciais e religiosas e, ao mesmo tempo, desmistificar e romper com a visão educacional eurocêntrica e etnocêntrica que tem contribuído para a disseminação nefastamente preconceituosa e discriminatória quanto à cultura e à sociabilidade dos negros, no Brasil, apoiando-se em estudos pedagógicos, sociológicos e antropológicos desenvolvidos por estudiosos como Munanga (1998), Hall (2006), Cândido (1995), Bernd (2011), Freire (1980) e Gadotti (2010). Concomitantemente, pretende-se, também, construir caminhos para o processo de letramento literário, no ensino básico, amparado em recortes teóricos desenvolvidos por pesquisadores e intelectuais pedagogos, como Kleiman (2005), Zilberman (1993), Soares (200) e Cosson (2009), através de hipertextos, segundo estudos de Marcuschi e Xavier (2004), principalmente.
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