Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRA DANTAS OLIVEIRA ANDRADE
14/08/2014 15:45
O presente trabalho traz uma proposta para o ensino do gênero lírico no 6º ano do Ensino Fundamental Maior. Nele apresenta-se o lugar da poesia, isto é, como o texto lírico pode contribuir para a formação de leitores. A proposta contempla o uso de canções da MPB (Música Popular Brasileira) para trabalhar recursos líricos. Não se trata do uso de letras de músicas como pretexto para ensinar regras gramaticais, é uma proposta multimodal que traz as canções para ir além da apresentação de teorias, tornando-se uma ferramenta capaz de atingir o desejo de ouvir uma boa música, de buscar o entendimento/interpretação das letras e de identificar os recursos literários e estéticos presentes em canções da MPB, e, enfim, de produzir texto no gênero lírico. Tudo isso associado ao uso das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) que são meios necessários à realização desse projeto. Esse trabalho conta com a rica contribuição teórica de Rildo Cosson, Antonio Candido, Anazildo Vasconcelos, Manoel Reis, Sylvia Helena Cyntrão, Antonio Carlos Xavier, Regina Zilberman, Umberto Eco, etc.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf