UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE MARGARETE DE JESUS
14/08/2014 10:11


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE MARGARETE DE JESUS
DATA: 21/08/2014
HORA: 18:30
LOCAL: Sala de Reuniões do NIPPEC
TÍTULO: IRMÃOS GRIMM E KEI ISHIYAMA: UMA UNIÃO PARA O LETRAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Imagens; Contos; Mangás; Adaptação; Letramento.
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

A presente pesquisa consiste em um estudo comparativo entre a leitura realizada dos contos (O Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho e O Rei Sapo ou o Henrique de ferro), dos Irmãos Grimm, e da leitura destes contos adaptados em quadrinhos por Kei Ishiyama, desenhista japonesa de mangá. Fará a trajetória dos contos, originários da tradição oral e que passam para uma modalidade de estrutura híbrida, a história em quadrinhos. Nessa pesquisa serão trabalhadas as semelhanças e diferenças para encontrar os graus de relação da adaptação com o seu texto original, os fatores estruturantes das narrativas, os processos de transposição de uma história para outra – versão em prosa do conto para a modalidade em HQ –, os elementos que estruturam a narrativa em quadrinhos – os recursos visuais, expressões faciais, letras, ícones, imagens, balões, quadros, onomatopeias etc. Para tanto, será necessário realizar uma reflexão sobre o papel do professor no planejamento de atividades de leitura (de contos e suas adaptações em mangá) e da escrita (reescrita e uso dos discursos direto, indireto e indireto livre e sua passagem da história em quadrinhos para a prosa; a presença de elementos conectores, a repetição, a hesitação etc.). Serão revistos e analisados recursos metodológicos utilizados para permitir o desenvolvimento de habilidades e garantir, assim, a aquisição das competências necessárias para o educando que cursa o último ano do Ensino Fundamental I. Assim, será desenvolvida uma sequência didática, em que as atividades programadas ou oficinas terão como tema central a leitura, a produção escrita e a construção do sentido através das linguagens verbal e não verbal.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19024-50e388fe80