Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE MARGARETE DE JESUS
14/08/2014 10:11
A presente pesquisa consiste em um estudo comparativo entre a leitura realizada dos contos (O Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho e O Rei Sapo ou o Henrique de ferro), dos Irmãos Grimm, e da leitura destes contos adaptados em quadrinhos por Kei Ishiyama, desenhista japonesa de mangá. Fará a trajetória dos contos, originários da tradição oral e que passam para uma modalidade de estrutura híbrida, a história em quadrinhos. Nessa pesquisa serão trabalhadas as semelhanças e diferenças para encontrar os graus de relação da adaptação com o seu texto original, os fatores estruturantes das narrativas, os processos de transposição de uma história para outra – versão em prosa do conto para a modalidade em HQ –, os elementos que estruturam a narrativa em quadrinhos – os recursos visuais, expressões faciais, letras, ícones, imagens, balões, quadros, onomatopeias etc. Para tanto, será necessário realizar uma reflexão sobre o papel do professor no planejamento de atividades de leitura (de contos e suas adaptações em mangá) e da escrita (reescrita e uso dos discursos direto, indireto e indireto livre e sua passagem da história em quadrinhos para a prosa; a presença de elementos conectores, a repetição, a hesitação etc.). Serão revistos e analisados recursos metodológicos utilizados para permitir o desenvolvimento de habilidades e garantir, assim, a aquisição das competências necessárias para o educando que cursa o último ano do Ensino Fundamental I. Assim, será desenvolvida uma sequência didática, em que as atividades programadas ou oficinas terão como tema central a leitura, a produção escrita e a construção do sentido através das linguagens verbal e não verbal.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e