UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISSON LUIZ DA CRUZ SILVA
14/08/2014 09:51


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISSON LUIZ DA CRUZ SILVA
DATA: 22/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 108, bloco D
TÍTULO: TIRAROLANDO: Uma sequência didática por um ensino contextualizado de língua portuguesa para 6º ano do ensino fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Gênero textual; Língua Portuguesa; Sequência Didática.
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Esta pesquisa tem o objetivo de refletir a respeito da prática pedagógica com a utilização de Sequências Didáticas e de gêneros textuais. Para isso, foi preciso fazer um resgate do ensino de Língua Portuguesa ao longo do tempo e mostrar através de teorias como este necessita ser na atualidade, tendo em vista incorporar nas aulas de Língua Portuguesa uma metodologia de ensino de língua pautada nos gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Assim também a finalidade desta pesquisa foi demonstrar o uso da linguagem em diferentes situações e contextos por meio da aplicação de um modelo de Sequência Didática baseada em tirinhas no “6º ano”, da Escola Municipal D. Eduvirgens Araújo de Menezes. Esta pesquisa teve o embasamento de alguns teóricos como Bakhtin (2003), Bronckart (1999), Marcuschi (2005) e Schneuwly e Dolz (2004), trazendo dois vieses metodológicos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Vê-se, portanto que o ensino de Língua Portuguesa, a partir do uso de Sequências Didáticas e dos gêneros textuais, contribuirá para que o educando saiba comportar-se linguisticamente nas diversas situações de comunicação às quais for exposto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo ao Programa - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10