Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISSON LUIZ DA CRUZ SILVA
14/08/2014 09:51
Esta pesquisa tem o objetivo de refletir a respeito da prática pedagógica com a utilização de Sequências Didáticas e de gêneros textuais. Para isso, foi preciso fazer um resgate do ensino de Língua Portuguesa ao longo do tempo e mostrar através de teorias como este necessita ser na atualidade, tendo em vista incorporar nas aulas de Língua Portuguesa uma metodologia de ensino de língua pautada nos gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Assim também a finalidade desta pesquisa foi demonstrar o uso da linguagem em diferentes situações e contextos por meio da aplicação de um modelo de Sequência Didática baseada em tirinhas no “6º ano”, da Escola Municipal D. Eduvirgens Araújo de Menezes. Esta pesquisa teve o embasamento de alguns teóricos como Bakhtin (2003), Bronckart (1999), Marcuschi (2005) e Schneuwly e Dolz (2004), trazendo dois vieses metodológicos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Vê-se, portanto que o ensino de Língua Portuguesa, a partir do uso de Sequências Didáticas e dos gêneros textuais, contribuirá para que o educando saiba comportar-se linguisticamente nas diversas situações de comunicação às quais for exposto.
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