Banca de QUALIFICAÇÃO: MEIRYELLE PAIXAO MENEZES
14/08/2014 09:41
Este projeto tem o objetivo de realizar uma pesquisa voltada para a leitura e a interpretação de textos literários no espaço escolar pelo olhar dos estudos de gênero. Tal projeto pretende minimizar o preconceito de gênero que ainda faz parte das brincadeiras de garotos e garotas na escola. Essas brincadeiras partem do senso comum para a repetição de preconceitos contra a mulher. Para isso, serão aplicadas oficinas de leitura de contos literários no intuito de conscientizar os alunos no tocante à discriminação de gênero na escola. Este trabalho está ancorado nas pesquisas de gênero e nas teorias de leitura de autoria de Barthes (1992) e Eco (2003), (2004), (2005), além dos estudos sobre o simbólico proposto por Pierre Bourdieu (1999). Metodologicamente, este projeto apresenta uma proposta de leitura de contos literários para abordar as flexibilidades e as diferenças entre as identidades masculina e feminina. Nesse sentido, serão selecionados textos que tragam esse debate a partir do olhar do jovem. Como modelo, este projeto traz o conto “O menino”, da coletânea Pomba Enamorada (1999) de Lygia Fagundes Telles. Dessa forma, este trabalho apresenta uma proposta pedagógica de leitura que questiona o senso comum e propõe uma visão crítica da identidade feminina com respeito aos diretos da mulher. Assim, o referido projeto poderá contribuir com a escola no intuito de conscientizar os discentes com relação à discriminação de gênero, objetivando formar uma sociedade mais justa e igualitária.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e