Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ TEIXEIRA NETO
13/08/2014 17:22
Esta pesquisa tem como foco o processo de letramento a partir do texto multimodal ou multissemiótico, especificamente o infográfico. Para isso, serãodesenvolvidas atividades de leitura, análise, interpretação e produção do infográfico com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental, observando as condições de produção de tal gênero textual. Visando atender ao proposto nos objetivos deste estudo, partimos da concepção de língua como uma atividade social (BAKHTIN, 1992), e dos textos multimodais como as “mais distintas formas de construção linguística e de apresentação da informação/mensagem (DIONÍSIO, 2005), procuraremos verificar a contribuição do infográfico no processo de letramento, entendido nesta pesquisa como o “processo de apropriação da cultura escrita fazendo uso real da leitura e da escrita como práticas sociais (SOARES, 2004). Nesse sentido, os dados obtidos a partir das atividades aqui propostas servirão de base para a elaboração de uma sequência didática, onde serão propostos caminhos para um ensino da Língua Portuguesa mais eficaz.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e