Banca de QUALIFICAÇÃO: ANAXIMANDRO ALESSANDRO LÉLIS DO CARMO
13/08/2014 16:08
Um dos grandes desafios da atualidade do professor de Língua Portuguesa das escolas brasileiras, nas séries finais do Ensino Fundamental, é a formação de leitores. Este projeto tem por objetivo valorizar a recepção do texto literário através do método de leitura denominado Recepcional crítico, o qual apresenta quatro etapas de desenvolvimento, convidando e enfatizando a colaboração do receptor no processo da construção do caminho interpretativo do texto literário, orientando que o leitor deve usufruir dos elementos do próprio texto para a construção de sentido e não deixar aflorar suas fantasias e estereótipos para não assumir a postura que ECO (2005) denomina Superinterpretação. Trabalharemos numa primeira oficina de leitura com a temática amor e traição com o filme Orfeu Negro dirigido por Marcel Camus e o conto “A Cartomante” de Machado de Assis, com o objetivo de analisar o horizonte inicial de expectativas da turma e, com o intuito de rompê-lo e ampliá-lo, o confrontaremos com a Lei Maria da Penha. Para isso, vamos aplicar conceitos de espaços vazios, horizonte de expectativas, intertextualidade, efeito estético e leitor modelo, de Eco, Jauss e Iser.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf