Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
13/08/2014 15:03
Com a inovação tecnológica e, consequentemente, a presença de novas manifestações textuais, a sociedade atual passa a se utilizar de uma linguagem cada vez mais multimodal. Isso quer dizer que o indivíduo passa a se servir não só da linguagem verbal para se comunicar, mas, especialmente, da linguagem visual, seja através de imagens, recursos gráficos ou quaisquer semioses. Reconhecendo-a, portanto, enquanto construtora de sentido, a composição imagética, como Kress e Va Leewen apontam em sua Gramática do Design Visual, é composta de uma estrutura dotada de significação e funcionalidade. Diante disso, sua presença no campo educacional pode contribuir significativamente para, dentre outros, o trabalho com a leitura, corroborando, portanto, com a inserção de práticas de letramento visual em sala de aula. Considerando que ler é um ato de apropriação de sentido, este estudo partirá também da concepção de gêneros textuais utilizando-se do gênero capa de revista para reconhecimento das três dimensões apresentadas pela GDV e o entendimento de sua funcionalidade. Diante dessa perspectiva, a pesquisa produzirá uma sequência didática para o desenvolvimento de um trabalho investigativo e de compreensão sobre a linguagem visual. E ainda, acreditando na contribuição da tecnologia no universo escolar, será produzido um material didático digital para aprofundamento temático e coleta dos resultados.
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