UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISE SANTOS DO NASCIMENTO
13/08/2014 14:49


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEISE SANTOS DO NASCIMENTO
DATA: 21/08/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Miniauditório
TÍTULO: AS TICS COMO MEDIADORAS PARA A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. TICs. Cultura. Identidade. Alteridade
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de método de leitura, realizado por meio do uso das TICs, na intenção de despertar o gosto pela leitura de textos literários entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Na oportunidade, mostraremos que esse tipo de texto pode se mostrar interessante ao aluno quando é possível trabalhá-lo sob a ótica do diálogo acerca das questões sociais e culturais, vividas pelo leitor; assim como já sugere, no método cultural de leitura, o pesquisador Carlos Gomes, sem deixar de lado a literalidade da obra. Assim, apresentando uma proposta de ação mediada pelos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), sob a perspectiva de Antônio Carlos Xavier e José Armando Valente, nosso método dará a oportunidade ao aluno de reapresentar uma obra literária a partir de seu olhar e suas considerações, quando assim for orientado pelo professor a produzir uma rádio novela no estilo e formato de Podcast, mapa conceitual para a formulação e organizar os conceitos que lhe serão adquiridos, como também na participação de uma Web Quest, para aferir o grau de envolvimento, análise e conhecimento literário sobre a obra estudada. Dessa forma, acreditamos que promoveremos o exercício da leitura literária a partir da associação das experiências pessoais e sociais do leitor com as do texto lido, conforme é visto na obra “Leitura Literária na escola – desafios e perspectivas de um leitor”, 2012, de Maria de Fátima Berenice da Cruz. Nosso trabalho, em meio à metodologia adotada, proporcionará espaços para que a partir do texto literário possa trabalhar questões relacionadas a trabalho, violência, comportamento sexual e a valorização e reflexão de elementos étnico-raciais, esse último baseado nos estudos e publicações de Eduardo de Assis Duarte, como por exemplo, em “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica”, 2011.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo ao Programa - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf