Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISE SANTOS DO NASCIMENTO
13/08/2014 14:49
Este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de método de leitura, realizado por meio do uso das TICs, na intenção de despertar o gosto pela leitura de textos literários entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Na oportunidade, mostraremos que esse tipo de texto pode se mostrar interessante ao aluno quando é possível trabalhá-lo sob a ótica do diálogo acerca das questões sociais e culturais, vividas pelo leitor; assim como já sugere, no método cultural de leitura, o pesquisador Carlos Gomes, sem deixar de lado a literalidade da obra. Assim, apresentando uma proposta de ação mediada pelos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), sob a perspectiva de Antônio Carlos Xavier e José Armando Valente, nosso método dará a oportunidade ao aluno de reapresentar uma obra literária a partir de seu olhar e suas considerações, quando assim for orientado pelo professor a produzir uma rádio novela no estilo e formato de Podcast, mapa conceitual para a formulação e organizar os conceitos que lhe serão adquiridos, como também na participação de uma Web Quest, para aferir o grau de envolvimento, análise e conhecimento literário sobre a obra estudada. Dessa forma, acreditamos que promoveremos o exercício da leitura literária a partir da associação das experiências pessoais e sociais do leitor com as do texto lido, conforme é visto na obra “Leitura Literária na escola – desafios e perspectivas de um leitor”, 2012, de Maria de Fátima Berenice da Cruz. Nosso trabalho, em meio à metodologia adotada, proporcionará espaços para que a partir do texto literário possa trabalhar questões relacionadas a trabalho, violência, comportamento sexual e a valorização e reflexão de elementos étnico-raciais, esse último baseado nos estudos e publicações de Eduardo de Assis Duarte, como por exemplo, em “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica”, 2011.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf