Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDRIANA DOS SANTOS ROCHA
13/08/2014 14:44
A leitura e escrita tem sido objeto de investigações e busca de soluções para as lacunas deixadas em cada etapa da educação básica. Constatando tais lacunas evidenciadas tanto nas avaliações internas das escolas pública, quanto nas avaliações oficiais do Ministério da Educação e Cultura (SAEB); e, constatando ainda, no decorrer da nossa prática pedagógica, que os estudantes chegam ao ensino médio com competência leitora e escritora inadequada a série/ano, principalmente no que se refere à leitura e escrita de textos persuasivos e argumentativos, optamos por buscar uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental, centrada em estratégias de ensino que aproximem teoria e prática. Assim, propomos investigar na perspectiva da Retórica Clássica de Aristóteles e da Nova Retórica de Perelman e Tyteca, como as postagens autorais e comentários do facebook se prestam às finalidades e gêneros apontados por Aristóteles – aconselhar/desaconselhar (gênero deliberativo); julgar (judiciário) e louvar/censurar (epidíctico), observando e levantando estratégias argumentativas usadas pelos usuários dessa rede social, para persuadir o leitor; em que medida ocorre essa persuasão e se tais publicações estimulam a expressão verbal dos estudantes enquanto usuários das redes sociais. Esse estudo tem por objetivo apontar formas por meio das quais os professores de Língua Portuguesa poderão trabalhar para tornar os textos autorais virtuais de seus alunos mais persuasivos. Serão fundamentais também alguns conceitos básicos sobre leitura, gêneros textuais, multimodalidade, respectivamente fundamentados em Zilberman, PCN; Bakhtin, Bazzerman e Marcuschi; e Kress e Van Leeuwen, com Brito e Sampaio. Por fim, propomos a realização de oficinas e produção de documentário que resulte na elaboração de material didático impresso e em formato digital contendo propostas de atividades práticas sobre o ensino da leitura e escrita de texto na perspectiva da retórica, da persuasão e da argumentação, através de postagens autorais do facebook, aplicáveis ao 9º ano do ensino fundamental.
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