Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVAN DA COSTA SANTANA
13/08/2014 14:32
Estudo inserido na Linguística Textual para suporte de um trabalho com produção de texto em sala de aula com gêneros diversos. Importa considerar a nova tendência dos estudos linguísticos, que veem a importância de mecanismos mentais cognitivos na execução de ações comunicativas na construção da textualidade. Sob esse prisma, levam-se em conta conhecimentos internalizados que podem ser ativados, compartilhados, recuperados, inferenciados para que se dê a compreensão e produção de texto; o referente corresponde a objeto de discurso, num processo interativo, construindo, mantendo e alterando a forma como sociocognitivamente os sujeitos interagem com o mundo. Assim, a referenciação passa a ser vista como atividade discursiva de progressão referencial. Trata-se de se estabelecerem inferências contextuais e cotextuais. Os referentes, na perspectiva em que se adotou neste trabalho, consistem em objetos de discurso que vão sendo construídos e reconstruídos durante a interação verbal. Tais objetos , por sua vez, são altamente dinâmicos, pois, uma vez introduzidos na memória discursiva, vão sendo constantemente transformados, construídos, recategorizados no curso da progressão textual.
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