UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON SILVA DE LIMA
13/08/2014 09:30

DISCENTE: ROBSON SILVA DE LIMA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO
TÍTULO: Avaliação da qualidade da água dos reservatórios situados na bacia hidrográfica dos rios Piauí-Real
PALAVRAS-CHAVES: reservatórios, hidroquímica, análisa estatística multivariada
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária

Nesse trabalho foram avaliadas a qualidade da gua e suas variações temporais, para os reservatórios Dionísio Machado (DM), Tabocas (TB), Amargosa (AG) e Jabiberi (JB), situados na região Centro Sul do Estado de Sergipe. A análise de componentes principais (ACP) e de correlação foram aplicadas ao conjunto dos dados, para obter informações sobre as diferenças entre os períodos seco e chuvoso, as variáveis envolvidas na discriminação e as fontes que a originaram. A ACP separou os reservatórios DM e JB de AG e TB. A água dos reservatórios AG e TB se diferencia pelas concentrações mais elevadas dos componentes minerais de origem natural, associados a bacia de drenagem e ao intemperismo dos solos. A qualidade da água de JB não apresentou variação sazonal significativa. Variações temporais foram observadas para os reservatórios TB e DM, e estão associadas à maior turbidez da água no período chuvoso e a valores mais elevados da alcalinidade, NH3 e HCO3 no período seco. AG só foi amostrada no período chuvoso, não tinha água no período seco.

Presidente - 051.385.155-00 - JOSE DO PATROCINIO HORA ALVES
Interno - 1295924 - CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA
Externo ao Programa - 3336357 - MARIA DE LARA PALMEIRA DE MACEDO ARGUELHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf