UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
12/08/2014 15:31

DISCENTE: CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
DATA: 27/08/2014
LOCAL: Sala de Aula do NPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NO POLO PRESENCIAL “SENADOR JÚLIO CÉSAR LEITE/ ESTÂNCIA/SERGIPE”
PALAVRAS-CHAVES: Educação aberta e a distância. Formação de Professor. Democratização. Sistema de Comunicação.
ÁREA: Educação

O presente estudo compreende, com ênfase nas tensões mais marcantes, o percurso de formação de professores na Educação a distância (Ead) em Sergipe, sob a égide do princípio da democratização - com acesso, permanência e qualidade. Sinaliza proposições de melhorias para estes cursos que têm como instituição formadora a Universidade Federal de Sergipe (UFS) dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Governo Federal. O estudo de caso realizado no Polo “Senador Júlio César Leite”- Estância-SE – utilizou-se de uma abordagem qualitativa que se valeu de dados quantitativos para o aprofundamento da análise do fenômeno estudado. Esta triangulação- a análise de documentos, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas- foram os procedimentos utilizados para validar os resultados desta pesquisa. Este trabalho constata a existência de um contexto adequado para a implantação do referido programa e a escolha de formas de acesso coerentes com os princípios do programa que visam atingir à classe trabalhadora. Tensões como a cultura dos estudantes x a nova cultura, a aprovação x a reprovação, a presença x a ausência contribuíram para a desistência de muitos neste itinerário de formação. Diferentes constatações foram feitas, entre as quais avultam falhas no Sistema de Avaliação e o Sistema de Comunicação. Esta realidade se já é delicada frente aos limites do sistema de avaliação às avessas e que nada ou muito pouco faz de inovador e efetivo em favor da qualidade dos cursos ofertados, ela se agrava com um sistema de comunicação. Este muitas vezes não passa de um sistema de apenas contatos e informação, em vez de comunicação/relação e conhecimento. Pagaram, todavia, um preço alto: a aprendizagem individualizada, marcada pela solidão e pelo sofrimento. A UFS, por meio da Ead, está longe de contribuir como deveria com a democratização da Educação superior no estado. Cuidaram do acesso, mas se esqueceram de cuidar da permanência de seus estudantes e da qualidade dos serviços prestados. Faz-se necessário assegurar a qualidade a partir dos princípios do acesso com igualdade, permanência e resultados. Ampliar oportunidade de formação para quem, muitas vezes, não as têm na sua forma convencional é cada vez mais aceito e exige um conjunto de exigências, mas o envolvimento das pessoas - partícipes nesse processo de formação - é o mais importante.

Externo à Instituição - CÉSAR APARECIDO NUNES
Presidente - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf