Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANA ALMEIDA LAVIGNE
06/08/2014 23:06
No presente estudo buscou-se analisar os enunciados matemáticos propostos pelos Livros Didáticos do 5ºano, a fim de identificar e diagnosticar elementos e fatores possíveis que podem dificultar na intelecção e interpretação de leitura desses enunciados, os quais podem provocar uma representação mental inadequada, prejudicando assim, a capacidade reflexiva do aluno. Parte-se do princípio de que a construção textual dos enunciados, isto é, a estrutura da linguagem e dos vocábulos precisa estar posta e apresentada para o aluno/leitor de forma que este possa entendê-los claramente, bem como respondê-los com autonomia, na ausência do professor. Para tanto, foram escolhidos livros didáticos de Matemática para uma análise com base na abordagem metodológica da Análise Textual Discursiva, que trabalha com significados construídos a partir de um conjunto de textos de modo a alcançar uma descrição e interpretação de alguns sentidos que a leitura pode suscitar. Dessa forma, o estudo ressalta não sóa importância de se contextualizar o conteúdo para auxiliar e facilitar a compreensão dos enunciados matemáticos que podem influenciar e interferir na aprendizagem do aluno, mas também a utilização de uma linguagem que nela esteja explícita os subsídios necessários para a intelecção e interpretação do aluno/leitor. Portanto, com base nos fatores analisados do corpus em questão, esta pesquisa propõe uma reflexão e convida os profissionais da educação, tanto educadores como autores dos livros didáticos a (re)pensarem sobre a forma de elaboração e construção desses enunciados de modo que observem os elementos justapostos ou a ausências de elementos, que sem os quais o aluno/leitor não poderá compreender o que lê devido ao déficit em sua estrutura.
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