UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDIANE BISPO BRITO
06/08/2014 16:58


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDIANE BISPO BRITO
DATA: 21/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Política Estadual De Ciência, Tecnologia E Inovação: Uma Análise das Ações Públicas Em C,T&I no Estado Da Bahia (2005/2012)
PALAVRAS-CHAVES: Inovação, Desenvolvimento econômico, Indicadores de C,T&I
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Diversos estudiosos já se debruçaram na análise da correlação entre grau de desenvolvimento de um país ou região e seu esforço em ciência, tecnologia e inovação destacando a Ciência, tecnologia e Inovação como primordial para promoção de desenvolvimento econômico. Os estudos sobre a importância dessas ações avançam, à medida que se consolida a mensuração dessa atividade, sobretudo por meio dos indicadores de C,T&I. Estes são instrumentos essenciais para compreender e monitorar os processos de produção, difusão e uso de conhecimentos científicos, tecnologias e inovações. Nesse cenário o presente estudo se propõe a contribuir para avaliar as ações de C,T&I, a partir da análise de indicadores de insumo e de resultado. Toma-se como objeto de investigação o Estado da Bahia, onde se examina o comportamento dos investimentos em C,T&I de acordo com as prioridades estabelecidas na Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, analisando os resultados em âmbito regional e nacional. Foram utilizados dados disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE), para o período de 2008 a 2012, e relatórios da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia – FAPESB. Notou-se que a Política de C,T&I da Bahia demonstra- se alinhada com as concepções teóricas dos Sistemas de Inovação.Para a execução desta política o estado tem empreendido esforços seja através de investimento em recursos humanos, seja através de fomento, no entanto seus resultados são ainda tímidos, seus investimentos em C,T &I apresentam significativo crescimento no período estudado, no entanto em alguns momentos há descontinuidades destes e seus resultados na esfera tecnológica são pequenos. Mesmo com significativos avanços percebe-se que a Bahia ainda apresenta um descompasso entre produção científica e tecnologia. Além disso, o setor produtivo também apresentou redução no número de empresas que realizam atividades de P&D no período estudado. Desta forma nota-se que apesar dos avanços a Bahia ainda tem um longo caminho a seguir principalmente no que diz respeito a transformação da produção cientifica em desenvolvimento econômico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Interno - 479.413.915-20 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo à Instituição - MARCELO DA COSTA MENDONCA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16104-201f40f5e2