Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH SUELY NASCIMENTO FONSECA
04/08/2014 08:32
Nesta pesquisa, o teatro científico foi utilizado como proposta metodológica para o Ensino de Física na segunda série do Ensino Médio. A motivação para este estudo parte do entendimento que, por meio de fundamentação teórica, citações e pesquisas de campo, é observado que os conceitos científicos trabalhados de forma rígida e mecanizada podem não ser suficientes para a promoção de uma aprendizagem satisfatória, considerando-se o público desta série. É apresentada uma metodologia que permite um aprendizado de Física que seja importante para o trabalho e a vida dos alunos, favorecendo habilidades, conhecimento e competências anexadas à busca de valores, onde a interpretação, atuação e percepções contribuam para o desenvolvimento moral, pessoal. É proposto, então, o teatro com abordagem sobre história da Física, junto a outras formas de artes como a dança e paródia, como elementos norteadores na pesquisa. Esses fizeram parte das ações relacionadas à abordagem proposta. Os resultados do estudo possibilitaram atividades de ensino e aprendizagem dinâmica e participativa, que foram consideradas como pertinentes para a aplicabilidade no cotidiano das aulas de física.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e