UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: KHALIL DA COSTA SILVA
31/07/2014 15:54

DISCENTE: KHALIL DA COSTA SILVA
DATA: 21/08/2014
LOCAL: A defenir
TÍTULO: NORMAS SOCIAIS E EXPRESSÕES DO RACISMO EM CRIANÇAS
PALAVRAS-CHAVES: normas sociais; racismo; crianças.
ÁREA: Psicologia

O presente trabalho teve como objetivo verificar o impacto da norma social antirracismo sobre a expressão das atitudes raciais das crianças. O racismo, embora condenado nas sociedades democráticas, tem sido verificado nos estudos realizados no âmbito das relações intergrupais. Pesquisas realizadas com adultos apontam que, em consonância com a norma antirracismo, os indivíduos inibem a expressão do racismo a nível explícito, contudo há evidências de que o preconceito e a discriminação racial persistem, sendo expressos de formas indiretas e sutis. Participaram do estudo 72 crianças brancas (43 meninos e 29 meninas), que foram distribuídas e três diferentes grupos em função da idade: 6-7anos, 8-10 anos e 11-12 anos. Foram verificadas as atitudes destas crianças diante dos grupos branco e negro e os parâmetros normativos que elas percebem nos adultos, nos amigos e nelas mesmas para interagir com estes grupos. As atitudes foram analisadas a partir de três instrumentos: uma escala de atitudes raciais-MRA, uma medida de distância social e um procedimento experimental no qual o impacto da norma antirracismo sobre o comportamento da criança foi manipulado pelas condições de presença/ausência de uma entrevistadora negra. Análises de contingência indicaram que os três grupos etários estudados reconhecem a presença da norma antirracismo, contudo reagem de forma distinta à presença da mesma. Uma análise de variância entre a idade das crianças e os escores obtidos na escala MRA revelou que as crianças entre 6 e 7 anos apresentam níveis elevados de preconceito explícito em comparação com os demais grupos. Em contraste, as crianças com mais de 8 anos de idade apresentam baixos níveis de preconceito explícito e níveis mais expressivos de atitude antirracismo. Comparações planejadas, entretanto, indicaram a presença de racismo sutil. Embora não avaliem o exogrupo (negros) de forma negativa, as crianças permanecem avaliando o endogrupo (brancos) de forma positiva. Os dados obtidos a partir da medida de distância social indicaram, após uma análise de contingência, maior sensibilidade à norma antirracismo nas crianças mais velhas. Entre 6 e 7 anos de idade, as crianças manifestam rejeição ao negro, entre 8 e 10 anos de idade elas apenas rejeitam o negro nas situações que envolvem maior grau de intimidade. Após os 10 anos, entretanto, há expressão de favoritismo pelo negro. Quanto ao procedimento experimental, análises de variância não revelaram efeito significativo da manipulação da norma, contudo foram verificados efeitos de interação entre idade da criança e do alvo de escolha (branco/negro), indicando níveis mais elevados de discriminação racial contra os negros os 6 e 10 anos e inibição do racismo após esta idade. Os resultados encontrados corroboram as considerações teóricas sobre as novas formas de expressão do racismo e sobre o desenvolvimento sócio-cognitivo da criança e revelam que a inibição de suas formas explícitas, verificada nos adultos, começa a emergir na média infância.

Externo à Instituição - ANA RAQUEL TORRES
Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10