UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ACACIA DE LIMA BONIFACIO
25/07/2014 16:13

DISCENTE: MARIA ACACIA DE LIMA BONIFACIO
DATA: 28/07/2014
LOCAL: Auditório da didática V
TÍTULO: ESTUDO DO GÊNERO MEMÓRIAS: REVISITANDO O PASSADO, RESSIGNIFICANDO O PRESENTE
PALAVRAS-CHAVES: ESTUDO DO GÊNERO MEMÓRIAS: REVISITANDO O PASSADO, RESSIGNIFICANDO O PRESENTE
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

L

Leitura, compreensão e escrita, temas recorrente em conversas de professores, em trabalhos acadêmicos discutido à exaustão por todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, embora muito se discuta, ainda não foi encontrada a fórmula capaz de reverter os baixos índices dos alunos brasileiros no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e compreensão, os professores são pressionados pela sociedade que quer e resultados positivos da escola. O trabalho apresentado é uma sugestão de letramento como prática incentivadora da leitura e da oralidade pautada no estudo do gênero memórias que além de ter como foco a leitura e a escrita também pretende resgatar e valorizar as histórias contadas pelas pessoas mais experientes da comunidade. O estudo em questão tem por objetivo ampliar as competências e habilidades comunicativas e de letramento, em suas funções e finalidades, por meio do desenvolvimento de uma sequência didática, ao final de sua aplicação espera-se que o aluno esteja habilitado para produzir um texto do gênero memórias, mas que também se sinta confiante para produzir outros tipos de textos, outras histórias.

Presidente - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Interno - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo à Instituição - NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e