Banca de QUALIFICAÇÃO: MARYLIN VIEIRA DE MENEZES
25/07/2014 14:41
O presente trabalho objetiva contribuir para a formação de leitores competentes através da observação dos aspectos linguísticos, extralinguísticos, das relações de poder e os efeitos de sentido perpassados nos discursos de diversos gêneros textuais, através da produção de um jogo que servirá como objeto de estudo facilitador no processo de ensino-aprendizagem na formação do leitor proficiente. O âmbito do trabalho será no 9º Ano C do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. Pretende-se, então, desenvolver a competência leitora através do lúdico; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico através de textos; estabelecendo-se a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. As atividades serão organizadas em sequências didáticas que envolverão desde o diagnóstico, a produção do jogo até a aplicabilidade do mesmo como um instrumento para o desenvolvimento da competência leitora. Usaremos suportes teóricos de autores como Bakhtin (2010), Marcuschi (2007), Dolz&Schenewly (2004) com a perspectiva da sequência didática para o ensino da língua através dos gêneros; teóricos da Análise Crítica do Discurso como van Dijk(2012) e os documentos norteadores para o ensino, a exemplo dos PCN(1998).
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19167-a2bbfe377b