Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLINDO BATISTA DE SANTANA FILHO
24/07/2014 16:16
O ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta-se de forma desafiadora e crescente orientado por diversas tendências históricas que refletem até os dias atuais nas salas de aula. Sendo esta história um processo que depende bastante dos envolvidos para que a aprendizagem de fato aconteça de forma significativa e transformadora. O objetivo desta pesquisa parte do pressuposto de que os saberes do cotidiano dos alunos e dos professores devem ser utilizados nas aulas, desencadeando numa interação e sistematização para um conhecimento que dê a condição que os/as discentes necessitam para compreender o mundo e suas transformações, situando-os, de forma participativa, como parte integrante do mundo. Sendo assim, a fim de analisar as percepções sobre saberes e práticas em Ciências Naturais para alunos (as) do 5º ano do Ensino Fundamental. A partir deste objetivo este trabalho aborda o ensino de Ciências Naturais, um pouco de sua história, as percepções acerca dos saberes em Ciências Naturais, a relação com a prática e as relações afetivas e intersubjetivas presentes na construção que media esse processo da percepção sobre os saberes e as práticas, percepção essa que de algum modo reflete a condição de aprendizagem dessas crianças. Para a sistematização desta pesquisa, foram utilizados como referencial teórico: Adorno (1995), Astolfi (1990), Bizzo (2002), Chassot (2003), Brasil (1997), Carvalho e Gil-Pérez (2006), Delizoicov e Angotti (1990), Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986), Frizzo (1989), Fumagalli (1998), Juliatto (2009), Rocha (2001), Tardif (2010), Vygotski (1998), Zeichner (1998), entre outros. Trata-se de um estudo de caso, com abordagens qualitativas e quantitativas, utilizado como instrumento de coleta de dados questionários e entrevista semiestruturada. Os dados evidenciam que os alunos possuem uma visão inicial simplista sobre os fenômenos do cotidiano, e com a sistematização realizada pelas professoras os mesmos passam a compreender os fenômenos da natureza e do próprio corpo e que as relações afetivas e intersubjetivas podem ser importantes para que a aprendizagem aconteça de forma eficiente e eficaz.
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