UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANUSIA MARIA DOS SANTOS OLIVEIRA
24/07/2014 16:04

DISCENTE: VANUSIA MARIA DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 28/07/2014
LOCAL: a definir
TÍTULO: DE CONTO A CONTO: O ENCONTRO ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PALAVRAS-CHAVES: Plano de Trabalho, Sequência Didática, Gêneros Textuais, Conto “Lugar na missa”, Inteligências Múltiplas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este projeto consiste na elaboração de um plano de trabalho formado por um entrelaçamento de sequências didáticas baseado nas orientações de Schneuwly e Dolz (2013) e de Cosson (2006). O objetivo geral desta pesquisa é despertar o interesse pela leitura e pela produção de determinados gêneros textuais (BAKHTIN, 2010), estimulando a competência leitora e produtora de gêneros selecionados, a partir da análise do conto “Lugar na missa”, de Vladimir Souza Carvalho, e das inteligências múltiplas (GARDNER, 2000) predominantes na turma. As atividades planejadas vão desde a sondagem acerca do que os alunos sabem sobre o que será abordado até a composição do livro “De conto a conto: o encontro entre gêneros textuais e inteligências múltiplas”. Entre esses dois momentos, os discentes analisarão o conto “Lugar na missa”, farão a adaptação do conto a outros gêneros, produzirão conto e avaliarão o projeto. A temática é a motivação para a leitura e para a produção de gêneros textuais escolhidos a partir da análise do conto citado e da valorização das inteligências múltiplas. O corpus constituir-se-á de uma turma do 8º (oitavo) ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela em Aracaju-SE.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo à Instituição - NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10