UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA CRISTINA BARRETO OLIVEIRA
23/07/2014 18:33


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA CRISTINA BARRETO OLIVEIRA
DATA: 29/07/2014
HORA: 08:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA PROVA BRASIL: APROXIMANDO OS CICLOS E MINIMIZANDO AS LACUNAS
PALAVRAS-CHAVES: Competência Leitora, Prova Brasil, Ensino Fundamental, Sequência Didática
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O presente trabalho objetiva apresentar práticas de ensino que tem como foco promover o desenvolvimento da competência leitora dos discentes egressos do Ensino Fundamental I que, de acordo com as avaliações diagnósticas promovidas pelos docentes no início do ano letivo e os resultados obtidos na Prova Brasil, não apresentam as habilidades necessárias para seguir até o final do Ensino Fundamental II sem prejuízos significativos na aprendizagem de uma forma geral em decorrência das dificuldades leitoras. Com a finalidade de alcançarmos tal êxito, oficinas de leitura serão desenvolvidas em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública nas esferas estadual e municipal da cidade de Aracaju-SE. As atividades serão organizadas em sequências didáticas, com ênfase nos seis tópicos que constituem a Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Usaremos suportes teóricos de autores como Leffa (2014), que traz a teoria da atividade de Vygotsky para o ensino da leitura, que enfatiza o aprendizado através da mediação; Bakhtin (2010), e a teoria dos gêneros do discurso e Dolz & Schenewly (2004) com a perspectiva da sequência didática para o ensino da língua através dos gêneros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf