Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA CRISTINA BARRETO OLIVEIRA
23/07/2014 18:33
O presente trabalho objetiva apresentar práticas de ensino que tem como foco promover o desenvolvimento da competência leitora dos discentes egressos do Ensino Fundamental I que, de acordo com as avaliações diagnósticas promovidas pelos docentes no início do ano letivo e os resultados obtidos na Prova Brasil, não apresentam as habilidades necessárias para seguir até o final do Ensino Fundamental II sem prejuízos significativos na aprendizagem de uma forma geral em decorrência das dificuldades leitoras. Com a finalidade de alcançarmos tal êxito, oficinas de leitura serão desenvolvidas em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública nas esferas estadual e municipal da cidade de Aracaju-SE. As atividades serão organizadas em sequências didáticas, com ênfase nos seis tópicos que constituem a Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Usaremos suportes teóricos de autores como Leffa (2014), que traz a teoria da atividade de Vygotsky para o ensino da leitura, que enfatiza o aprendizado através da mediação; Bakhtin (2010), e a teoria dos gêneros do discurso e Dolz & Schenewly (2004) com a perspectiva da sequência didática para o ensino da língua através dos gêneros.
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