Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA ALVES MENEZES
23/07/2014 18:27
Este trabalho visa apresentar o processo de construção de uma sequência didática voltada para a leitura e produção textual do gênero receita culinária,em contexto de sala de aula inclusiva,a ser desenvolvida com alunos inclusos no 6ºano do ensino fundamental.Trata-se de uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa-ação,com levantamento bibliográfico e de campo.Como metodologia,será utilizada uma sequência pedagógica, sendo coletados e analisados os dados referentes às atividades nas modalidades orais e escritas dos alunos e a produção de um caderno pedagógico como suporte de divulgação.Utilizaremos como referencial teórico de base os pressupostos da abordagem sociointeracionista vigotskiana, acerca da linguagem e da aprendizagem como um fenômeno social,a partir de uma relação dialética entre o ser e o meio sócio-cultural;a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos (BAKHTIN,1997),os estudos sobre Letramento de Soares (2004) e a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004),que possibilitarão compreender os mecanismos decisivos para a elaboração de uma proposta de intervenção no processo ensino aprendizagem de língua portuguesa,com o uso do gênero textual,na educação inclusiva.Espera-se contribuir para discussão e produção de conhecimentos nessa área.
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