Banca de DEFESA: JÁRLITA VALÉRIA DE ANDRADE
16/07/2014 23:40
A presente dissertação tem como objeto de investigação a formação profissional e mercado de trabalho dos assistentes sociais egressos da educação a distância (EaD). Para tanto, o objetivo deste estudo é apresentar um panorama da formação profissional e mercado de trabalho dos assistentes sociais egressos da EaD no município de Paulo Afonso-BA, partindo da análise de aspectos históricos e impactos da reforma do ensino superior para o Serviço Social. Especificamente, buscaram-se elencar aspectos históricos da formação profissional e constituição do mercado de trabalho do Serviço Social brasileiro; estudar a formação profissional do Serviço Social na modalidade EaD à luz da reforma do ensino superior; analisar o processo de formação profissional das instituições de ensino superior (IES) que ofertam o curso de Serviço Social na modalidade de EaD, em Paulo Afonso-BA, reconhecidas ou em processo de reconhecimento pelo MEC; e, verificar o perfil dos profissionais egressos do Serviço Social na EAD em Paulo Afonso-BA, concluintes entre 2010 e 2013, sua e inserção no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, caracterizada como estudo de caso, delineada pela pesquisa bibliográfica e empírica, cuja análise versa sobre aspectos quantitativos e qualitativos. O universo de pesquisa corresponde a 49 assistentes sociais egressos da EaD entre 2010 e 2013 de IES instaladas em Paulo Afonso-BA, com registro ativo no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 5ª região- Bahia. A amostra é não-probabilística intencional e totaliza 20% do universo, ou seja, 10 profissionais. Dentre os resultados, destacam-se a expansão exagerada da oferta do curso de Serviço Social na EaD; a fragilização no processo de formação profissional; e a inserção e exercício profissional precarizados.
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