UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DORINALDO DOS SANTOS NASCIMENTO
10/07/2014 12:56


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DORINALDO DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA: 29/07/2014
HORA: 11:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO: LEITORES DE CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: LETRAMENTO LITERÁRIO: LEITORES DE CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Diante de dificuldades discentes em manifestar níveis de compreensão de texto literário mais consistentes, objetiva-se com o Plano, na perspectiva do letramento literário, produzir um Caderno Pedagógico (CP), suporte replicável, constituído por uma Sequência Didática (SD), cujo corpus conterá três contos contemporâneos em diálogos entre si e outras semioses (filme, canção). A SD terá aplicação-teste no 9º ano, durante quinze aulas, no Centro Educacional Edval Calasans (Banzaê-BA). Explicita-se que a interpretação privilegiada para leitura dos contos será entradas em diários de leitura com posterior compartilhamento oral (formação de comunidades de leitores), cujo diferencial implicará na instauração de novos papéis para o professor e para os alunos, mediante negociações dos diferentes sentidos produzidos por ambos. O CP trará notas explicativas para outros professores compreenderem melhor verbetes com conceitos relevantes da proposição. Metodologicamente, o CP utilizará duas etapas da SD proposta por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004): apresentação da situação de comunicação e o caráter da modularidade, bem como etapas da sequência básica/expandida de Cosson (2014), integradas em três perspectivas metodológicas: a técnica da oficina, a técnica do andaime e o portfolio. Estas encadeiam-se em fases imbrincadas envolvendo: motivação, introdução, leitura, interpretação, contextualização, expansão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Presidente - 1324306 - JOSALBA FABIANA DOS SANTOS
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e