Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE MELO E SILVA
10/07/2014 12:04
Pesquisas realizadas em todo o Brasil têm demonstrado a presença dos processos fonológicos monotongação e ditongação, seja na fala ou na escrita. Na fala, esses fenômenos são menos salientes e passam, muitas vezes, despercebidos. No entanto, quando presentes na escrita, trazem como implicação o estigma, a avaliação negativa. Diante disso, este trabalho tem como objeto de estudo a monotongação e a ditongação na escrita de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Sergipe. Produziremos um caderno pedagógico, cujas atividades estabelecem relações entre fala e escrita, a fim de proporcionarmos aos alunos reflexões acerca do papel de cada uma dessas modalidades em seus contextos de uso e em suas especificidades. Temos como objetivo primordial contribuir na formação do aluno para o domínio da modalidade escrita da língua, diante de tão pouco ou raro domínio. Como embasamento teórico, debruçamo-nos sobre os estudos de Hora (2009), Cristófaro Silva (2005), Bortoni – Ricardo (2013), Marcuschi (2001), Mollica (2003), dentre outros que tiveram como objeto de estudo a monotongação, a ditongação e a relação entre fala e escrita. Esperamos com esse trabalho que o aluno compreenda a relação entre essas duas modalidades e, ao dominá-las, torne-se bimodal. (MARCUSCHI, 2010)
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