Banca de DEFESA: AIRTON TELES DE MENDONÇA
07/07/2014 16:33
Nesta pesquisa foram monitorados dois segmentos rodoviários que integram as obras de duplicação da BR-101/SE, sob as condições climáticas e de tráfego do Estado de Sergipe, sendo um em pavimento novo (TMA) e outro restaurado (TMB). Foram avaliados os desempenhos através de monitoramento composto de levantamentos de dados funcionais (defeitos de superfície, macro e microtextura e IRI) e estruturais (módulos de resiliência) realizados em três datas distintas, com intervalo aproximado de seis meses. Os monitoramentos permitiram conhecer as condições de conforto e segurança, as características mecânicas dos materiais utilizados nas camadas dos pavimentos, fazer uma avaliação crítica dos pavimentos, consequentemente dos métodos utilizados para dimensioná-los e avaliar os desempenhos funcional e estrutural. Nas análises efetuadas concluiu-se que o Trecho Monitorado A apresentou desempenhos funcional e estrutural insatisfatórios, com previsão de vida útil muito inferior a prevista no projeto, o que evidencia a ineficácia do método atual de dimensionamento para pavimentos novos adotados pelo DNIT. O Trecho monitorado B, embora em melhores condições que o Trecho Monitorado A, teve também um desempenho inadequado. Os dados obtidos nesta pesquisa poderão integrar o banco de dados da REDE TEMÁTICA DE ASFALTO, constituindo uma contribuição ao novo método de dimensionamento de pavimentos brasileiro.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10