UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: AIRTON TELES DE MENDONÇA
07/07/2014 16:33


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AIRTON TELES DE MENDONÇA
DATA: 24/07/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Mini-auditório do CCET
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE TRECHOS MONITORADOS NA RODOVIA BR-101/SE
PALAVRAS-CHAVES: Pavimento rodoviário, trecho monitorado, dimensionamento de pavimento; desempenho de pavimento
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos
RESUMO:

Nesta pesquisa foram monitorados dois segmentos rodoviários que integram as obras de duplicação da BR-101/SE, sob as condições climáticas e de tráfego do Estado de Sergipe, sendo um em pavimento novo (TMA) e outro restaurado (TMB). Foram avaliados os desempenhos através de monitoramento composto de levantamentos de dados funcionais (defeitos de superfície, macro e microtextura e IRI) e estruturais (módulos de resiliência) realizados em três datas distintas, com intervalo aproximado de seis meses. Os monitoramentos permitiram conhecer as condições de conforto e segurança, as características mecânicas dos materiais utilizados nas camadas dos pavimentos, fazer uma avaliação crítica dos pavimentos, consequentemente dos métodos utilizados para dimensioná-los e avaliar os desempenhos funcional e estrutural. Nas análises efetuadas concluiu-se que o Trecho Monitorado A apresentou desempenhos funcional e estrutural insatisfatórios, com previsão de vida útil muito inferior a prevista no projeto, o que evidencia a ineficácia do método atual de dimensionamento para pavimentos novos adotados pelo DNIT. O Trecho monitorado B, embora em melhores condições que o Trecho Monitorado A, teve também um desempenho inadequado. Os dados obtidos nesta pesquisa poderão integrar o banco de dados da REDE TEMÁTICA DE ASFALTO, constituindo uma contribuição ao novo método de dimensionamento de pavimentos brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654177 - FERNANDO SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 1374531 - ERINALDO HILARIO CAVALCANTE
Interno - 1692497 - OSVALDO DE FREITAS NETO
Externo à Instituição - LAURA MARIA GORETTI DA MOTTA
Externo à Instituição - TATIANA MAXIMO ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10