Banca de DEFESA: HELIO WILSON SANTOS LEANDRO
02/07/2014 14:44
A segunda metade do século XX foi um período de transformações sociais e econômicas, devido ao processo de industrialização, que resultou em fenômenos tais como a urbanização e a modernização das principais capitais do país, a migração da população rural para as cidades, o surgimento de novos setores na economia, o aumento da oferta de emprego e da renda, etc. Porém, o que mais chama a atenção é a reconfiguração no perfil dos agentes nas esferas econômicas, a partir da década de 60, oriundos de grupos familiares que ascenderam economicamente, de forma repentina, e posteriormente, ganharam um reconhecimento social. Dessa forma, almejamos analisar como se deu a formação desse conjunto de empresários, de realidade distinta, organizados em torno de empresas familiares, que se projetaram economicamente na conjuntura a qual o setor de bens e serviços experimentava o início e a expansão do “supermercadismo” no Brasil. Para tanto, examinamos o contexto político-econômico e ilustramos a ascensão das famílias empresariais por meio da formação de três redes de supermercados: a Paes Mendonça S/A, o Bompreço (ambas da família Paes Mendonça) e o GBarbosa. A pesquisa apontou que a ascensão econômica dos grupos familiares foi resultante dos seus investimentos econômicos em um setor que recebeu incentivos do governo federal, criando uma estrutura favorável ao crescimento, e responsável por escoar os produtos industrializados, porém,o ponto principal da pesquisa foi mostrar o peso que uma organização familiar possui na manutenção da posição social e do patrimônio econômico do grupo, por meio da "multiposicionalidade" de seus membros nos mundo social
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf