UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Outubro de 2020


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Banca de DEFESA: HELIO WILSON SANTOS LEANDRO
02/07/2014 14:44


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELIO WILSON SANTOS LEANDRO
DATA: 24/07/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação
TÍTULO: “DE VAREJO ELES ENTENDEM”: GRUPOS FAMILIARES E ATUAÇÃO NO ESPAÇO DE SUPERMERCADOS.
PALAVRAS-CHAVES: Empresa familiar, recursos familiar, supermercado
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO:

A segunda metade do século XX foi um período de transformações sociais e econômicas, devido ao processo de industrialização, que resultou em fenômenos tais como a urbanização e a modernização das principais capitais do país, a migração da população rural para as cidades, o surgimento de novos setores na economia, o aumento da oferta de emprego e da renda, etc. Porém, o que mais chama a atenção é a reconfiguração no perfil dos agentes nas esferas econômicas, a partir da década de 60, oriundos de grupos familiares que ascenderam economicamente, de forma repentina, e posteriormente, ganharam um reconhecimento social. Dessa forma, almejamos analisar como se deu a formação desse conjunto de empresários, de realidade distinta, organizados em torno de empresas familiares, que se projetaram economicamente na conjuntura a qual o setor de bens e serviços experimentava o início e a expansão do “supermercadismo” no Brasil. Para tanto, examinamos o contexto político-econômico e ilustramos a ascensão das famílias empresariais por meio da formação de três redes de supermercados: a Paes Mendonça S/A, o Bompreço (ambas da família Paes Mendonça) e o GBarbosa. A pesquisa apontou que a ascensão econômica dos grupos familiares foi resultante dos seus investimentos econômicos em um setor que recebeu incentivos do governo federal, criando uma estrutura favorável ao crescimento, e responsável por escoar os produtos industrializados, porém,o ponto principal da pesquisa foi mostrar o peso que uma organização familiar possui na manutenção da posição social e do patrimônio econômico do grupo, por meio da "multiposicionalidade" de seus membros nos mundo social


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448425 - ERNESTO SEIDL
Externo ao Programa - 2020950 - MARIANA SELISTER GOMES
Interno - 1195417 - WILSON JOSE FERREIRA DE OLIVEIRA

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