Banca de DEFESA: VERONICA CRAVEIRO DE SANTANA FERREIRA
10/06/2014 15:33
A presente dissertacao tem como objetivo mostrar que a teoria de grafos, sobretudo emparelhamentos, pode ser abordada no ensino medio de forma gradativa. E como a implementacao desta teoria em sala de aula pode despertar nos estudantes o interesse pela matematica. Dessa forma, este trabalho pretende desmitificar a ideia de que a matematica se encerra com o conteudo do ensino medio aproximando os estudantes das teorias desenvolvidas recentemente na academia. A teoria dos grafose considerada uma ferramenta eciente para resolver problemas em diferentes areas. Sao inumeras situacoes que podem ser modeladas por grafos que possibilitam desenvolver uma serie de habilidades, por isso ela se torna tao atraente para quem entraem contato com a mesma. Para o desenvolvimento desta dissertacao iniciamos nosso estudo abordando conceitos basicos da teoria de grafos uteis a compreensao deste trabalho, em seguida apresentamos alguns problemas que podem ser trabalhados no ensino medio e nalizamos com um topico especifico desta teoria, emparelhamentos, com muitas aplicacoes que podem ser contextualizadas e modeladas como problemas praticos do nosso cotidiano.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10