Banca de DEFESA: ELTON SEVERINO DA SILVA DORIA
10/06/2014 15:16
A presente dissertação tem por objetivo sugerir a possibilidade de que grande parte doestudo de curvas de nível pode ser abordada nas séries nais do Ensino Fundamental eno Ensino Médio. Ao analisar alguns componentes do estudo de curvas de nível, comopontos, retas, planos, curvas, coordenadas, proporções, entre outros, percebe-se que muitosdos conteúdos da educação básica são contemplados em tal exploração, assim comoé intensicada a compreensão geométrica espacial do estudante. Outro registro é que,abordagens a respeito de Lugares Geométricos ou estudos, por exemplo, de CoordenadasCartesianas no Espaço ou Coordenadas Polares, que são empregadas no estudo de curvasde nível, poderiam ocorrer em tais séries, pois são conhecimentos que auxiliam na percepção do meio em que vivemos. No decorrer do trabalho ocorrem diferentes investidasacerca do tema, desde o contexto histórico, passando por conhecimentos matemáticos egeométricos, adentrando um pouco em topograa até chegar a uma situação prática, naqual, a partir da construção da representação de um relevo, é possível desenhar suas curvasde nível e seu perl topográco. O caminho contrário também pode ser feito, pois apartir de um conjunto de curvas, podemos obter o formato do acidente geográco.
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