UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARCIO JOSE FIDELIS NERI
09/06/2014 09:48

DISCENTE: MARCIO JOSE FIDELIS NERI
DATA: 23/06/2014
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
TÍTULO: HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UNIT (2000) E NA UFS (2006): NARRATIVAS DE GESTORES
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distancia. História. Universidade Tiradentes. Universidade Federal de Sergipe. Narrativas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

No cenário de diversas transformações sociais e educacionais neste início de século, a Educação a Distância (EAD) no Brasil e particularmente em Sergipe, passou a atender às demandas urgentes da qualificação profissional e teve seu crescimento exponencial na educação superior nos últimos dez anos. Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender, do ponto de vista histórico, o processo de implantação da EAD no ensino superior na Universidade Tiradentes, instituição privada e na Universidade Federal de Sergipe, instituição pública, a partir das narrativas orais de gestores envolvidos nesse processo e através de documentos relativos às instituições. A realização deste estudo centram-se na abordagem qualitativa, pautando-se na História Oral, através das narrativas dos gestores, com apoio documental, tais como: relatórios, portarias, fotografias, dentre outros para compreensão das dificuldades e das possibilidades na oferta das primeiras turmas. Os resultados demonstram que diante das dificuldades enfrentadas, tais como, falta de comprometimento das prefeituras, a estrutura física dos polos inadequada, a resistência de docentes em relação a EAD, dentre outras, os sistemas de EAD foram implantados, evidenciando possibilidades pedagógicas de se criar condições básicas e necessárias para o funcionamento e contento do sistema EAD em ambas as Instituições da Educação Superior. Como ponto de aproximação, as duas instituições tiveram presentes o modelo pedagógico do Centro de Educação a Distância do Rio Janeiro (CEDERJ), do Rio de Janeiro, mas assumiram de forma diferente o seu funcionamento e enfrentaram problemas similares no tocante a infraestrutura dos polos de apoio presencial.

Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo à Instituição - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf