UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: VICTOR FELIX DE MESQUITA
23/05/2014 16:54

DISCENTE: VICTOR FELIX DE MESQUITA
DATA: 06/06/2014
LOCAL: Auditório da ADUFS
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIDÁTICO PARA TORNAR PRÁTICO O USO DAS ATIVIDADES QUE CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DE PROCESSO: ELEVAÇÃO DA ALVENARIA ESTRUTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Boas práticas; Atividades facilitadoras; Construção enxuta; Jogos e simulações.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos

As empresas construtoras buscam melhorias de seus sistemas gerenciais. Para tanto, necessitam aplicar conceitos, métodos e técnicas enxutas, para a identificação e posterior eliminação ou redução de atividades que não agregam valor ao produto final. Nesse contexto, inserem-se as atividades que contribuem para a melhoria dos processos construtivos. São as boas práticas que buscam eliminar fatores que gerem interrupções nos processos que ocorrem nos canteiros de obras. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um jogo didático que auxilie os gerentes de obras no uso das atividades que contribuem para a melhoria do processo construtivo de elevação da alvenaria estrutural, de forma a estimular a continuidade dos fluxos de produção dentro dos canteiros de obras e a eliminação das perdas. A metodologia foi dividida em duas fases. A primeira tratou-se da revisão de literatura e a segunda, subdividida em cinco etapas relacionadas à pesquisa de campo, envolve os procedimentos necessários para o desenvolvimento e a validação de jogo didático proposto nesta pesquisa. Para isto, procedeu-se: realização de estudo exploratório; elaboração de lista de boas práticas; elaboração, validação e aplicação de checklist; desenvolvimento de jogo didático e sua validação através da aplicação em forma de dinâmica de grupo, primeiramente com professores e alunos de iniciação científica e, posteriormente, com os gerentes de três dos seis canteiros de obras em que se desenvolveram os estudos. Como resultado da elaboração da lista de boas práticas, constatou-se que a negligência da maioria dessas atividades poderia resultar na ocorrência de perdas por making-do e, consequentemente, em retrabalhos. A aplicação do checklist nos canteiros mostrou que, mesmo sem perceber, os gerentes utilizam as boas práticas no seu dia a dia. O processo de aplicação do jogo simulativo confirmou as informações observadas em campo e proporcionou uma visão geral do processo pelos gerentes. A partir daí surgiu a principal contribuição deste estudo, que foi a conclusão de que o jogo didático é uma ferramenta que pode ser utilizada para treinar profissionais na identificação de pontos fortes e frágeis relacionados com as atividades gerenciais no processo construtivo de elevação da alvenaria estrutural. Assim, espera-se que os gerentes vejam na ferramenta um instrumento prático para identificar boas práticas no processo construtivo e que no futuro a ferramenta seja aplicada em outros processos.

Presidente - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 1741133 - ALCIGEIMES BATISTA CELESTE
Interno - 426469 - ANGELA TERESA COSTA SALES
Externo ao Programa - 2501207 - VERUSCHKA VIEIRA FRANCA