UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: THIAGO SANTOS SOUZA
15/05/2014 15:48

DISCENTE: THIAGO SANTOS SOUZA
DATA: 30/05/2014
LOCAL: Sala de Reunião do Departamento de Psicologia
TÍTULO: A inserção do psicólogo na educação básica de Sergipe: da formação à atuação profissional
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar e Educacional; Atuação profissional; Formação acadêmica.
ÁREA: Psicologia

No Brasil, a Educação constituiu-se como um dos primeiros campos para atuação profissional do psicólogo, quando estes começaram a sair dos consultórios clínicos e se inseriram nos espaços institucionais, incluindo as escolas. Essa inserção foi caracterizada, inicialmente, com o desenvolvimento de práticas clínicas tradicionais, cujas intervenções eram direcionadas aos alunos e, posteriormente, demarcada por proposições críticas que apontavam para a necessidade de um trabalho onde a dinâmica escolar, o processo educativo e as interações sociais fossem os objetos de intervenção, levando-se em conta os aspectos pedagógicos, culturais, sociais, institucionais e históricos na compreensão das questões educacionais. Ainda, dentre as questões relacionadas a essa inserção, a formação acadêmica constitui-se como uma das principais problemáticas, devido ao fato da área escolar e educacional ser consideravelmente negligenciada pelos cursos de graduação em Psicologia, não sendo oferecidos, geralmente, os subsídios e conhecimentos necessários para uma prática adequada ao contexto escolar. Contudo, após 50 anos de constituição deste campo de atuação, vê-se em alguns estados uma paulatina transformação das práticas tradicionais em práticas críticas. Nos últimos cinco anos, pesquisas no Brasil vêm sendo realizadas com o intuito de conhecer a realidade estadual dos psicólogos que trabalham nos contextos educacionais. Devido a essas questões o presente estudo teve por objetivo conhecer a atuação do psicólogo no contexto da educação básica no estado de Sergipe, buscando analisar a relação entre a atuação profissional destes com sua formação acadêmica, além de traçar um perfil profissional dos psicólogos escolares; investigar os fatores que motivaram a escolha dessa área de atuação; analisar as concepções existentes acerca do papel do psicólogo no contexto escolar; analisar as atividades desenvolvidas; e conhecer como os psicólogos avaliam as contribuições de sua formação acadêmica para sua atuação na educação. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada com 14 psicólogos que trabalham em escolas ou Secretarias de Educação do estado de Sergipe. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cujos dados recolhidos foram tratados e analisados segundo a análise de conteúdo de Bardin, com o devido respeito às normas éticas de pesquisa. A partir das análises foi possível traçar uma caracterização dos psicólogos participantes, sendo estes predominantemente do sexo feminino, os quais em sua maioria (78,5%) atuam a menos de quatro anos nessa área. Além disso, foi encontrada a existência de dois tipos de concepções referentes ao papel do psicólogo na escola, as de caráter limitante (papel clínico e de resolvedor de problemas) e as de caráter facilitador (papel de parceiro e colaborador) à atuação profissional. Em relação a formação foi observado que 42% dos psicólogos avaliam positivamente a formação acadêmica recebida, afirmando terem sido instrumentalizados para atuar no contexto escolar. Ainda, os modelos de atuação identificados demonstram a existência de uma inicial transição de práticas de cunho tradicional para intervenções de caráter crítico, sendo grande parte destas desenvolvidas sob a concepção de que as demandas educacionais são produtos das interações sociais que ocorrem durante o processo de escolarização e devem ser direcionadas aos diversos componentes da instituição. Por fim, a partir das análises, conclui-se que apesar de ser um campo de atuação recente em Sergipe, é possível perceber avanços na forma de inserir-se e conceber a atuação do psicólogo no contexto escolar e educacional.

Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo à Instituição - MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10