UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA BRITO DE OLIVEIRA
14/05/2014 13:42

DISCENTE: LUANA BRITO DE OLIVEIRA
DATA: 29/05/2014
LOCAL: A definir
TÍTULO: MAPEAMENTO TECNOLÓGICO SOBRE O CONTROLE E COMBATE DA BRUCELOSE BOVINA
PALAVRAS-CHAVES: Brucelose bovina; Prospecção Tecnológica; Patentes
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Tecnologia e Inovação

A Prospecção Tecnológica é uma ferramenta que visa o desenvolvimento científico e tecnológico, em médio e longo prazo, de diversos setores da indústria, economia ou sociedade como um todo. Um recurso confiável que organiza e compila as informações tecnológicas o qual é acessado na realização de um estudo prospectivo para a área acadêmica e cientifica é o banco de dados. A base de patentes no Brasil é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), mundialmente obtemos a European Patent Office (EPO) que compreende as bases mundiais (worldwide), europeia (EP), e da OMPI (WIPO). Diante da preocupação eminente e incessante por melhorias no controle e combate da brucelose bovina, a sociedade cientifica busca desenvolver meios eficazes a futura erradicação da doença. Por ser uma patologia infectocontagiosa de caráter zoonótico que compromete a saúde animal e pública. A imunização de todo o rebanho com a vacina B19 é um dos métodos eficazes no combate e controle da propagação dos microrganismos. O objetivo desse trabalho será realizar um mapeamento tecnológico para o controle e combate da brucelose bovina. O mapeamento tecnológico foi realizado nas bases de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e European Patent Office (EPO). Foram analisados os resultados no período de 13 de março até 25 de abril de 2014, verificando as participações dos países nos depósitos de patentes, destacando-se a Rússia com o maior número de depósito de patentes. Observou-se ainda um maior número de patentes depositadas em 1997, 2008 e 2011. Os 5 maiores inventores o destaque foi a Adams Leslie Garry (US). Dos dados oficiais coletados da EMDAGRO no ano de 2012 podemos observar que o tipo de criação mais comum é o extensivo, referente às condições de criação verifica-se que 79% não tomam adequadas providencias quanto fetos abortados e placentas, além de 92% não realizam testes diagnósticos. No tocante a gestão dos animais foi averiguada que a introdução de animais vem diretamente de outras fazendas sem cobertura vacinal. Quanto à gestão da propriedade, aponta-se que 48% não há inspeção veterinária no local de abate e, 82% não separam os piquetes para fêmeas na fase de parto e/ou pós-parto. A cerca de assistência técnica e testes sorológicos, 93% não apresentam assistência, apesar de 99% dos testes sorológicos derem negativos. Diante dos resultados obtidos, identificou-se que é de suma importância o investimento em novas pesquisas e tecnologias em caráter de promover a erradicação e ou controle da brucelose bovina. Além de fomentar aos produtores a importância adotar as medidas de controles.

Presidente - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO
Interno - 1548872 - SUZANA LEITAO RUSSO
Externo à Instituição - LUIS FELIPE DIAS LOPES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e