Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ FRANCO DE AZEVEDO
09/05/2014 11:35
No estudo intitulado de “Capital Cultural e Território: os nós, os laços e a trama das redes de Agricultores Familiares do Alto Sertão sergipano”, propõe-se analisar o papel do capital cultural nas redes solidárias de reciprocidade entre agricultores familiares para a organização e fortalecimento do(s) território(s) em Nossa Senhora da Glória/SE. Considera-se necessário rever a origem da ocupação da Região do Alto Sertão sergipano para o entendimento de como se constituiu o território e de que forma se molda as novas realidades territoriais. O capital cultural é peça fundamental na compreensão do território, em especial, quando se observa a dinâmica territorial. A questão nuclear é saber de que forma o capital cultural contribui para o fortalecimento dos territórios e sua identidade, bem como na qualidade de vida dos agricultores familiares por meio dos laços de proximidade, solidariedade e confiança, contrariando uma lógica promovida pelo poder público estatal, a qual tem como reflexos novos padrões de organização social formal, alicerçados nas discussões de associativismo formal, gerando novos padrões de redes institucionais e tecnossociais. Para isso o itinerário de tese inicia-se com uma discussão conceitual sobre cultura e sociabilidade; assim, como sobre capital cultural e capital social. Discutirá também sobre o papel das redes solidárias no território e a relação território, identidade e redes solidárias; bem como de que forma são constituídos estes territórios, se imposta ou construída pelos agricultores familiares, passando por uma discussão sobre a importância da identidade cultural para o fortalecimento dos territórios e na formação das redes solidárias. Os procedimentos teóricos metodológicos requerem uma reflexão a cerca do território possibilitando entendê-lo dentro de um pensamento geográfico simbólico-cultural. Já no capítulo seguinte discutir-se a imposição do Estado no contexto dos novos padrões de organização social; o papel das políticas públicas e a participação social, bem como a interferência das políticas públicas na dinâmica local.
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