UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: LEONARDO FERREIRA DE ALMEIDA
24/03/2014 12:47

DISCENTE: LEONARDO FERREIRA DE ALMEIDA
DATA: 17/04/2014
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação, Didática II, Piso Superior
TÍTULO: A ABORDAGEM HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA CIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
PALAVRAS-CHAVES: História e Filosofia da Ciência. Currículo de Licenciatura em Biologia. Formação de professores.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

A História e Filosofia da Ciência, como área de pesquisa ou como abordagem didática, tem despertado a atenção de pesquisadores em ensino e de educadores bem como tem sido contemplada por documentos oficiais nacionais. Partindo de pressupostos curriculares e epistemológicos que influenciam os cursos de formação de professores, o presente estudo objetiva conhecer o tratamento dado à abordagem histórica e filosófica da ciência pelo projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão. Logo, infere-se como problema a ser elucidado de que forma a abordagem histórica e filosófica da ciência é reconhecida e contemplada pelo projeto pedagógico do referido curso. Baseando-se em motivações pessoais e acadêmicas, justifica-se a relevância da presente pesquisa por almejar conhecer o contexto curricular da abordagem histórica e filosófica da ciência no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFS, de forma a compreender o perfil de docente que se pretende formar. Num escopo de uma pesquisa exploratória e descritiva, na qual foram utilizados procedimentos metodológicos como pesquisa de Estado da Arte, análise de documentos e de entrevistas, a dissertação foi dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo, é realizada a análise de produções científicas brasileiras quanto à temática. No segundo, são examinados os documentos nacionais como a LDB e os PCN do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Já no terceiro capítulo, são analisadas as DCN para o curso de Ciências Biológicas Licenciatura, o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UFS, bem como a ementa da disciplina História e Filosofia das Ciências Biológicas. Por fim, no quarto capítulo, são examinadas as entrevistas aplicadas aos docentes universitários. Dos resultados obtidos, destaca-se que as pesquisas voltadas para o estudo da abordagem histórica e filosófica da ciência no Ensino de Ciências Naturais e Matemática revelam continuamente maior exploração de significantes potencialidades e possibilidades no campo da Educação, bem como maior atenção a todos os níveis de ensino, como também revelam ser um campo fecundo para as produções científicas nas áreas científicas em diversos locais do Brasil. Infere-se também que os documentos analisados – LDB, PCNEF e PCNEM – direcionam esforços para promoção da formação científica na Educação Básica e no Ensino Superior, por meio de suas propostas e orientações normativas e pedagógicas. Semelhante às preconizações legais dos documentos já citados, as propostas das DCN para os cursos de Ciências Biológicas e do Projeto Pedagógico do curso de graduação em Ciências Biológicas Licenciatura da UFS atuam como arcabouços para inserção e estruturação da abordagem histórica e filosófica da ciência na formação de professores em ciências e em biologia. Apesar de apresentar avanços quanto à inserção da história e filosofia da ciência no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFS, a respectiva formação acadêmica carece de intervenções mais precisas e férteis quanto à alfabetização científica calcada na contextualização epistemológica. Logo, espera-se, com a realização do presente estudo, oferecer subsídios normativos e curriculares bem como contribuições de pesquisadores e educadores a fim de legitimar a presença e a permanência da abordagem histórica e filosófica da ciência no curso de formação de professores em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe.

Presidente - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Externo à Instituição - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf