UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ROBSON BARBOSA OLIVEIRA
21/02/2014 18:33

DISCENTE: ROBSON BARBOSA OLIVEIRA
DATA: 21/03/2014
LOCAL: Mini-auditório do CCET
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO CCBit-113AD NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS
PALAVRAS-CHAVES: asfaltos; misturas asfálticas mornas; aditivo; CCBit-113Ad.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos

Os asfaltos tradicionais, em geral, atendem às expectativas de funcionalidade à que foram produzidos na maioria das aplicações rodoviárias, atingindo satisfatoriamente os padrões de durabilidade e resistência, necessários para o desempenho adequado das misturas asfálticas sob o tráfego e as condições climáticas adversas de mudanças bruscas de temperatura e fortes chuvas, porém para conseguir os objetivos faz-se necessário um consumo elevado de combustíveis para a usinagem de tais misturas, ocasionando a emissão de gases causadores do efeito estufa, além de causar um grande desconforto para os trabalhadores devido ao elevado calor e excessiva fumaça emanada da massa asfáltica quando da compactação. Pelo exposto, faz-se cada vez mais necessário o uso de aditivos modificadores das propriedades físicas e reológicas dos asfaltos, fazendo com que haja uma ligeira diminuição nas temperaturas de usinagem e compactação das misturas asfálticas, sem, contudo, perder suas características intrínsecas necessárias. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento reológico de ligantes asfálticos e o comportamento de misturas asfálticas preparadas com ligante convencional (CAP 50/70) e com o mesmo ligante modificado com aditivo modificador de viscosidade (CCBIT-113AD) para produzir misturas asfálticas mornas, verificando a influência de tal aditivo na temperatura de mistura e de compactação das misturas asfálticas, definindo, assim, a taxa ideal de aditivo na mistura. Foram realizados ensaios reológicos (Viscosidade Brookfield e DSR) fundamentais dos ligantes, permitindo averiguar e comparar o comportamento do ligante de referência (puro) com o dos ligantes modificados com o aditivo mencionado. Com relação às misturas, foram analisados os efeitos dos modificadores através dos ensaios mecânicos de resistência à tração e módulo de resiliência.

Presidente - 1374531 - ERINALDO HILARIO CAVALCANTE
Interno - 1654177 - FERNANDO SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 426443 - GISELIA CARDOSO
Interno - 1692497 - OSVALDO DE FREITAS NETO