Banca de DEFESA: AYALA DE SOUSA ARAUJO
17/02/2014 15:53
O presente estudo tem como ponto fulcral a prática da alfabetização a partir das possibilidades pedagógicas por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC nas práticas de leitura e escrita. O objetivo desse estudo, então, é analisar, a partir da realidade política educacional, os impactos da mediação em rede nos processos de alfabetização na escola pública na perspectiva de apresentar uma propositura de alfabetização em rede na formação dos/as aluno/as integrantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, indaga-se: em que medida os impactos da mediação em rede nos processos de alfabetização interferem na formação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Heribaldo Dantas em Itabuna e quais os implicadores e tensões nesse processo? Seguida da pergunta norteadora apresenta as indagações correlatas: 1. Por quais vias e diretrizes as influências sociais, políticas e societárias de Itabuna, Bahia e a política da Secretaria de Educação interferem e amparam a prática educacional da Escola Heribaldo Dantas?; 2. O que é alfabetização e em que consiste o seu processo a partir da mediação digital na contemporaneidade? 3. É possível, a partir dos resultados obtidos, uma proposição de alfabetização em rede? O campo empírico é a prática cotidiana na sala de aula de duas professoras que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho percorrido para construção da presente pesquisa, de índole qualitativa, ocorreu sob a égide do método dialético de par com fragmentos de uma abordagem de cunho etnográfica. A investigação/coleta elegeu dois procedimentos essenciais: a observação com filmagens e entrevistas semiestruturada com base em um roteiro flexível, com crianças e professoras. Os resultados obtidos, a partir da experiência realizada em campo, apontam para importância de um processo de ensino e aprendizagem de uma alfabetização humanizadora atenta as necessidades reais da criança e, ao lado disso, à altura, tanto quanto possível, da sociedade contemporânea. Este estudo, ao fim, apresenta uma propositura para alfabetização em rede. Tem como marco teórico os fundamentos sócio-interacionista com base em Vigotski em diálogo com Paulo Freire entre outros autores em conformidade.
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