UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE ALMEIDA AIRES MELNIKOFF
12/02/2014 18:32

DISCENTE: ELAINE ALMEIDA AIRES MELNIKOFF
DATA: 27/02/2014
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: TRAJETÓRIA DE NÚBIA NASCIMENTO MARQUES: contribuições para a educação em Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Contribuições. Educação. Núbia Marques.

Este estudo objetiva analisar a trajetória da professora Núbia Nascimento Marques, investigando suas contribuições para a educação em Sergipe. Busca ainda destacar a mulher intelectual, escritora, professora, poetisa e sua atuação como pioneira na Academia Sergipana de Letras (ASL). O recorte temporal abrange o período de 1978, ano de ingresso na ASL, a 1999, ano de sua morte. As fontes privilegiadas foram localizadas na Biblioteca da Universidade Federal de Sergipe, no Arquivo Geral da Universidade Federal de Sergipe, registros em jornais do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, revista da Academia Sergipana de Letras e no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe. Os procedimentos teórico- metodológicos adotados vinculam-se aos pressupostos da História Cultural e da Abordagem Biográfica. As principais categorias de analises mobilizadas são: Capital Social, Capital Cultural, Dominação Masculina de Bourdieu (1998); intelectual de Sirinelli (2003); representação de Chartier(2002) e biografia de Norbert Elias (1995) . Núbia Nascimento Marques foi uma Agente cultural atuante, mulher ligada na cultura e educação. Desta forma, este estudo tem a pretensão de investigar a atuação desta personagem no cenário educacional e perceber as contribuições para a História da Educação em Sergipe.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Presidente - 077.362.405-82 - JORGE CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - SOLYANE SILVEIRA LIMA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10