UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
12/02/2014 10:17

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
DATA: 11/03/2014
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação
TÍTULO: Histórias Entrelaçadas: itinerários dos pioneiros professores do Ensino Superior sergipano (1915 – 1951)
PALAVRAS-CHAVES: História da Profissão Docente; História dos Intelectuais; História do Ensino Superior em Sergipe; Itinerários.
ÁREA: Educação

A presente tese, em processo de construção, tem como objeto de estudo um grupo de cinco professores sergipanos, composto por: Felte Bezerra, José Bonifácio Fortes Neto, José Silvério Leite Fontes, Manoel Cabral Machado e Maria Thétis Nunes. A partir desses sujeitos, o objetivo geral do estudo consiste em analisar os itinerários de formação desse grupo de intelectuais que culminou com sua atuação como docentes na pioneira instituição de formação de professores no ensino superior em terras sergipanas, a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. A partir de fontes como depoimentos orais com familiares, discursos de posse na Academia Sergipana de Letras, crônicas, poesias, atas, jornais, revistas, publicações em eventos, fotografias, além das memórias registradas por esses intelectuais, procuro fazer uso do método prosopográfico e construir uma história do grupo. Para o presente momento, foi possível investigar alguns dos primeiros passos desses professores, no tocante ao nascimento, filiação e traços da vida escolar e acadêmica que contribuíram em suas trajetórias profissionais, como também o ingresso no magistério secundário. Por meio das análises empreendidas, é possível afirmar que, de uma forma ou de outra, todos os professores do grupo em foco já dividiam alguns espaços em comum e compartilhavam experiências antes do ingresso como docentes do ensino superior. As relações apontadas indicam que as histórias dos professores do ensino superior em Sergipe já estavam entrelaçadas devido ao convívio em diferentes espaços que agregavam esse grupo como escolas do ensino secundário, livrarias, clubes, confrarias e por meio de outras “redes” de sociabilidade das quais faziam parte.

Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA PEREIRA DOS SANTOS LOURO DE FELGUEIRAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf