UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Junho de 2021


Notícias

Banca de DEFESA: DOUGLAS DE MATOS DIAS
11/02/2014 15:30


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLAS DE MATOS DIAS
DATA: 21/02/2014
HORA: 14:00
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: Mamíferos de médio e grande porte em uma área de Caatinga de Sergipe e o nicho ecológico de Cerdocyon thous (Linnaeus, 1766)
PALAVRAS-CHAVES: Caatinga; comunidade de mamíferos; Sergipe; Cerdocyon thous
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Este trabalho caracterizou, em uma área de Caatinga de Sergipe, a comunidade de mamíferos de médio e grande porte quanto à riqueza e uso do habitat, além da influência da sazonalidade no número de registros e espécies e o nicho ecológico de Cerdocyon thous. O estudo foi realizado no Monumento Natural Grota do Angico (MNGA) localizado entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco. As amostragens através de parcelas de areia e armadilhas fotográficas foram realizadas entre novembro de 2012 e novembro de 2013 em campanhas mensais de oito dias consecutivos. Foram registradas 13 espécies de mamíferos e não houve diferenças para os parâmetros do uso do habitat e diferenças na sazonalidade para o número de registros e riqueza. Cerdocyon thous e Kerodon rupestris diferiram quanto ao uso do habitat: o primeiro esteve mais relacionado à caatinga arbustiva arbórea e à mata ciliar e o segundo a grota. No geral, a comunidade é constituída de espécies habitat generalista. Com relação ao nicho de C. thous, sua dieta foi classificada como onívora, predominando o consumo de artrópodes e frutos, sendo vertebrados consumidos em menor escala. Embora tenha consumido muitos itens (N = 32), C. thous concentra sua dieta em poucos itens, resultando em um valor baixo de amplitude de nicho. Essa espécie foi predominantemente noturna, com poucos registros diurnos e estando inativo entre as 09h e 16h; estando constantemente ativa durante o período noturno.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1819383 - ADRIANA BOCCHIGLIERI
Externo à Instituição - DANIELA TEODORO SAMPAIO
Externo à Instituição - FLÁVIO HENRIQUE GUIMARÃES RODRIGUES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15440-bf36319aa9