UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 13 de Junho de 2021


Notícias

Banca de DEFESA: JULIANA DOS SANTOS LIMA
10/02/2014 16:57


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DOS SANTOS LIMA
DATA: 26/02/2014
HORA: 09:30
LOCAL: laboratório de flavor
TÍTULO: “Potencial de Resíduos de Frutas para a Obtenção de Compostos Bioativos Através de Fermentação em Estado Sólido.”
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos agroindustriais, fermentação em estado sólido, compostos antioxidantes, Aspergillus niger.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
RESUMO:

Atualmente o Brasil é um dos principais produtores de frutas do mundo, porém no processamento de frutas grande parte é descartada, gerando dessa forma os resíduos agroindustriais, que representam cerca de 30 a 40% de resíduo de frutas. Uma alternativa viável para a diminuição desses resíduos é a sua utilização como substrato nos processos fermentativos, contribuindo com a redução do impacto ambiental. Nos últimos anos a fermentação em estado sólido a partir de resíduos agroindustriais é encarada como um meio potencial para a produção de compostos bioativos, incluindo metabólicos secundários, flavonóides, pigmentos de qualidade alimentar, fatores de crescimento de plantas, compostos fenólicos, carotenóides e substâncias aromáticas naturais. Em geral os fungos filamentosos são utilizados nestes processos devido à capacidade destes microrganismos de se desenvolverem em material sólido com baixo teor de umidade. Para obtenção de compostos bioativos vários resíduos podem ser utilizados tais como: bagaço de maça, sementes de lentilha, arroz velho, grãos de trigo, bagaço de caju, abacaxi, casca de romã. Neste contexto, visando agregar valor aos resíduos de frutas, a proposta deste projeto é avaliar o potencial dos resíduos de acerola, mangaba e graviola para a obtenção de compostos bioativos através de fermentação em estado sólido, utilizando o microrganismo Aspergillus niger.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2505573 - LUCIANA CRISTINA LINS DE AQUINO SANTANA
Interno - 6330812 - NARENDRA NARAIN
Externo ao Programa - 1879181 - LISIANE DOS SANTOS FREITAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15368-99f189d34b