UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO DE CARVALHO PIMENTEL
10/02/2014 08:59


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO DE CARVALHO PIMENTEL
DATA: 25/02/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula Centro de Pesquisas Biomédicas
TÍTULO: Caracterização das Propriedades Neurogenéticas e Neuromorfológicas do Telencéfalo do Lagarto Tropidurus hispidus.
PALAVRAS-CHAVES: sistema nervoso central, neurônios, Tropidurus hispudus.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Embora se detenha atualmente o conhecimento de que o Sistema Nervoso Central (SNC) de mamíferos não é tão rígido como se conceituava, e que possui propriedades morfológicas e funcionais que sofrem influências das alterações ambientais, sexuais, de idade, de natureza da lesão, além de queapresentam neurogênese pós-natal, ainda há questionamentosque tentam compreender, por exemplo, o verdadeiro significadodaformação desses novos neurônios. Dentre os vertebrados, os répteis constituem uma classe de animais favoráveis para estudos neurobiológicas (morfológicas e neurogenéticas), pois apresentam uma intensa neurogênesepós-natal mesmo após lesão neuronal, o lagarto Tropidurus hispidus é um exemplo disso, já que apresenta formação de novos neurônios durante sua vida, no entanto não se compreende muito o padrão de formação de novos neurônios em condições de temperatura adversa como também o destino final desses neurônios. Para testar tal hipótese foi utilizado técnicas histológicas como a coloração de Nissl, Golgi e detecção de zinco (Neo-Timm) e de imunohistoquímica para DCX, NeuN, GFAP, BrdU. Então os dados revelaramque o lagarto T. hispidusapresenta dez diferentes tipos de neurônios distribuídos em suas três áreas corticais, são eles: o graular (unipolar, bipolar e multipolar), piramidal (normal, invertido, aberto, bipiramidal e horizontal), horizontal esférico e fusiforme, além disso,verificou-se que as regiões zinco positivas encontravam-se em algumas porções do córtex, septum, estriado e no complexo amidaloide. Por outro lado, marcações de imunohistoquímica frente a BrdU verificaram que animais mantidos a temperatura e fotoperíodos naturais apresentavam núcleos positivamente marcados por BrdU distribuídos pelo parênquima nervoso,já os animais mantidos a uma temperatura média de 16 ºC esses núcleos estavam próximo ao ventrículo.Testes imunohistoquímicos com o marcador de proliferação neuronal DCX verificaram a existência emT. hispidus de quatro regiões produtoras de novos neurônios, são elas: sulcos laterais, septomediais, ventrais e terminais. Além disso, verificou-se a existência de três tipos de migração de neurônios, a radial, tangencial rostral (semelhante a migração rostral de mamíferos) e a tangencial caudal. Então, esses dados parecem sustentar a hipótese de que a família Tropiduridae parece ser importante para entender os mecanismos de regeneração neuronal e também para estudos futuros de neurobiologia comparada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1333720 - DANIEL BADAUE PASSOS JUNIOR
Interno - 1413352 - FLAVIA TEIXEIRA SILVA
Externo ao Programa - 1687696 - WALDECY DE LUCCA JUNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12692-c69972fb69